Os fatores que influenciam no Shelf Life

Na indústria alimentícia, um dos termos mais utilizados atualmente é o “shelf life”. Mas você sabe o que é? A gente te explica! 

Ao manusear alimentos perecíveis, é vital garantir que os clientes possam usar produtos em boas condições e que não estejam contaminados. Essa é a origem do conceito de shelf life, no qual se refere ao prazo de validade dos alimentos.

Em outras palavras, trata-se de calcular o tempo que determinado produto pode ficar armazenado na prateleira da loja sem comprometer sua integridade, ou seja, a vida útil de um determinado produto, ou  popularmente conhecido como “prazo de validade”.

O conceito é utilizado para produtos e alimentos perecíveis, ou seja, que têm um tempo ideal para consumo, sendo assim, é de obrigatoriedade garantir que o cliente tenha acesso a um produto livre de contaminação e em perfeito estado. 

Atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente, por isso é preciso que o shelf life seja monitorado com ainda mais cuidado.

 

Os benefícios de melhorar a vida útil dos seus produtos

 

Gerenciar e aumentar o Shelf Life dos alimentos é muito importante. Primeiramente, porque o consumo de alimentos fora deste período pode gerar intoxicações e infecções graves.

Além disso, pode ajudar a definir a necessidade da utilização, ou não, de conservantes. Isso acontece devido a esses compostos aumentarem a durabilidade dos alimentos, como pode diminuir muito as perdas causadas pela deterioração. 

Este tipo de material pode garantir também aspectos frescos ao alimento por mais tempo, aumentando sua validade.

Melhorar a vida útil abrange interesses tanto de produtores de alimentos quanto consumidores. Uma vez que, garantindo a durabilidade dos alimentos, é possível garantir a sua qualidade. 

Com uma alta durabilidade fica mais fácil administrar a constância e velocidade de produção, controlando os estoques e as compras necessárias. Outro ponto é que o prazo de validade demonstra transparência com os clientes e permite fornecer produtos com maior segurança ao mercado, evitando contaminações alimentares. 

Além disso, alguns dos outros benefícios são:

 

  • Diminuição dos desperdícios de alimentos e produtos;

  • Ser um diferencial no seu segmento de produtos;

  • O aumento  da satisfação dos seus clientes;

  • A possibilidade de distribuição para revendedores maiores;

  • A possibilidade de comercializar para locais mais distantes.

Fatores que influenciam o tempo de prateleira

 

É muito importante também definir o shelf life da forma correta para suas mercadorias, pois assim o seu negócio fornece prazos de validade adequados e evita que os consumidores tenham experiências ruins com elas. Afinal, eles só vão consumir os produtos no prazo recomendado. 

Por isso tenha em mente alguns dos fatores que influenciam na validade do seu produto:

 

  • Embalagem

  • Qualidade da matéria-prima dos produtos

  • Condições de armazenamento

  • Uso de aditivos alimentares

 

O tempo de prateleira tem início na fase final da produção e termina no momento em que ele se torna impróprio para o consumo. É importante termos em mente que produtos do ramo alimentício são naturalmente perecíveis. A opção que temos é controlar o prazo de validade de alimentos, e não manipulá-lo.

O shelf life, portanto, é muito grande para a experiência final do consumidor, pois contribui para o melhor aproveitamento dos produtos, para maior segurança de quem fará seu uso, como também com a experiência do consumidor.

Por isso, o tempo de prateleira pode melhorar a qualidade geral do alimento. Estender o tempo em que ele permanece com um bom aspecto na prateleira, sem dúvidas, contribui para a venda e diminui possíveis perdas. 

A Elementus está aqui para te auxiliar a aumentar o shelf life e alcançar maiores resultados no mercado. Fale conosco através do nosso site ou redes sociais!

Você acaba de ganhar um diagnóstico gratuito

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações