O que é a Gestão da cadeia de suprimentos?

O funcionamento do setor industrial é indispensável, pois é ele o responsável por atender as necessidades do consumidor. Uma das dificuldades que as indústrias enfrentam, por exemplo, é a compra de matéria-prima. No último ano essa dificuldade se tornou um desafio, por que a pandemia ocasionou a falta de insumos nas indústrias para começar os processos produtivos, logo, sem matéria-prima, não há produção. Essa e outras dificuldades já eram enfrentadas pelas indústrias, porém com a chegada da pandemia se tornou um desafio ainda maior contornar essas situações, mas Felizmente há uma ferramenta que com certeza irá ajudar a sua indústria, a “Supply Chain”.

 

  • O que é Supply Chain?

 

Supply Chain é um termo inglês que pode ser traduzido como “cadeia de suprimentos”. É utilizado para se referir a toda linha de processos que englobam a passagem de um produto desde a extração da matéria-prima, transporte e finalmente a indústria, tratamento, produção, embalagem, estocagem, até a sua entrega ao consumidor final.

Na maioria dos casos se trata de um processo extremamente longo e complexo. E para que não ocorra problemas ou perdas ao longo desta grande cadeia, cada etapa deve ser minuciosamente elaborada e articulada.

Para exemplificar, podemos tomar um exemplo genérico de prototipação de um produto. Para que este tenha uma boa aceitação do público e, consequentemente, um excelente retorno financeiro, é necessário ter um levantamento de todos os fatores que irão interferir naquele produto: Conhecer o seu tempo de vida útil, especificações, qual época do ano possui maior demanda, seu tempo de produção, armazenamento, controle de entradas e saídas, valor agregado, política de devolução… literalmente uma série de variáveis que irão incidir diretamente no valor final e no sucesso que aquele produto terá diante do público consumidor.

Assim, visando ter um maior controle nesta gama de setores, a cadeia de suprimentos tem o importante papel de aprimorar as ferramentas que irão gerir as etapas com esquemas de planejamento otimizados que dependerão diretamente do tipo do produto a ser comercializado.

 

  •  Impacto da cadeia de suprimentos para a indústria

 

A partir da aplicação da cadeia de suprimentos, as empresas e indústrias desenvolvem um maior controle logístico das operações realizadas em cada setor. Como consequência, vários fatores acarretam em benefícios que trarão diversos impactos relacionados à gestão. Uns poderão ser observados quase que instantaneamente, outros, ao longo de meses ou anos, mas sem dúvida, são ferramentas que trarão reflexos de uma boa gestão que irá alavancar as vendas e fazer com que seu empreendimento se torne referência no setor em que atua.

 

A seguir, citamos alguns dos principais impactos da aplicação da cadeia de suprimentos:

 

Armazenamento eficiente:

 

Com um bom mapeamento de estoque é possível reduzir de maneira significativa os gastos com armazenamento desnecessário de mercadorias e reutilizar essas áreas úteis para a realização de outros serviços.

 

Otimização de Serviços:

 

A alocação de maneira efetiva dos maquinários de uma indústria pode auxiliar na redução de tempo de produção que seria gasto no transporte de materiais. Assim, se pode produzir mais em menos tempo, implicando positivamente no rendimento operacional.

 

Manutenção preditiva:

 

Sabe-se que o tempo que um maquinário fica parado para manutenção acarreta em um atraso sistemático na linha de produção. Como tempo é dinheiro e máquina parada não gera lucro, é necessário empregar a manutenção preditiva. Pois um bom planejamento evitará atrasos na produção.

 

Equipe de vendas

 

É necessário que a equipe de vendas e marketing tenha ciência do fluxo de produção da sua empresa. Assim, pode-se alinhar melhor os prazos de entrega com o tempo de produção, evitando possíveis atrasos.

 

Fatores externos:

 

Imprevistos sempre podem acontecer e ninguém está livre deles, ainda mais se a cadeia de produção depende de múltiplos setores que trabalham simultaneamente. Assim, é de suma importância elaborar com antecedência protocolos que auxiliarão na rápida resolução de problemas, podendo então contornar avarias de maneira eficiente.  

 

  • Como criar uma cadeia de suprimentos eficiente?

 

Inicialmente deve-se elaborar uma cadeia produtiva que possa otimizar ao máximo o tempo e os custos na realização dos serviços sem a perda da qualidade do produto oferecido. Encontrado esse ponto, deve-se mapear potenciais clientes e investir em sua fidelização por meio de informações valiosas de interesse comum a ambos.

Tendo elaborado esse plano de metas, se faz importante desenvolver protocolos de condutas para a resolução eficiente de possíveis problemas que possam acarretar em prejuízos.

E por fim, como dever imprescindível, é fundamental o conhecimento de toda a linha de produção, para que os pontos de melhoria sejam mais facilmente detectados e sua implementação seja mais rápida e objetiva.

Como você pode ver, a elaboração de cadeias de suprimentos é muito importante e se realizada de maneira correta é possível além de reduzir custos, entregar um produto de qualidade, com preço acessível e dentro do prazo, aumentando assim a satisfação do consumidor final. A Elementus trabalha há mais de 10 anos construindo esses e outros tipos de soluções em empresas ao redor de todo território nacional e até internacional

 

Quer saber mais sobre como a Elementus pode ajudar o seu negócio? Fale com um dos nossos consultores:

Tel.: (81) 9 9742-4863.

Você acaba de ganhar uma consultoria gratuita

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações