O que é “Mapeamento”?
Os mapas são ferramentas essenciais para se guiar em busca de um objetivo e os processos podem ser definidos como uma sequência coordenada de atividades que visam um resultado. Sendo assim, o mapeamento de processos se configura como uma ferramenta utilizada para identificar todas as etapas, fluxos e objetivos de um determinado processo da organização; uma ferramenta indispensável para garantir seu processo de melhoria contínua.
Muito utilizado para melhorar a percepção do funcionamento da empresa como um todo, o mapeamento de processo é visto como um passo para trabalhar com processos mais enxutos e, consequentemente, melhorar a eficiência da organização de forma generalizada. Além disso, contribui na identificação de possíveis erros, minimizando-os e garantindo um processo assertivo e eficiente. Com intuito de ajudar nessa etapa, trouxemos os principais erros cometidos no mapeamento aqui.
Além disso, outros objetivos do mapeamento para a produção são a documentação, o aprimoramento, a padronização e transformação tanto do produto quanto do processo e até espaço em si. Tudo isto traz inúmeros benefícios e alguns estão listados abaixo.
Benefícios do mapeamento de processos
- Correção de falhas – Quando os processos são mapeados, a identificação de problemas torna-se mais precisa, uma vez que é possível saber onde uma falha ocorreu e quais são suas prováveis causas. Assim, as soluções podem ser mais acertadas e definitivas.
- Identificação de melhorias – O mapeamento permite que oportunidades de melhorias sejam encontradas, mesmo naquelas atividades que já proporcionam bons resultados.
- Mudanças positivas nos métodos de trabalho – Com as ações levantadas já implementadas, muitos aspectos relacionados à forma como as atividades são executadas acabam sofrendo mudanças, visando aprimorar os métodos de trabalho.
- Redução de desperdícios – Reduzir custos é aumentar faturamento! A redução de desperdícios pode aparecer em três diferentes aspectos: tempo, materiais e recursos.
- Aumento da produtividade – Com toda a otimização, é possível perceber o aumento da produtividade em diversos âmbitos, dentre eles: alteração do layout; eliminação de tarefas desnecessárias; organização dos materiais, etc.
- Redução de custos – A redução de custos acaba se tornando uma consequência do mapeamento de processos, principalmente porque ele garante maior eficiência na execução das atividades.
Seja em um processo simples ou completo, o mapeamento é a chave para realizar melhorias contínuas dentro de uma empresa e otimizar suas funções. É fundamental para atingir novos níveis de excelência, por isso, deve prioridade no negócio, além de ser indispensável na gestão de processos. Executar o mapeamento do processo da empresa é o primeiro passo para conhecer a fundo um negócio.
A Elementus pode te ajudar em várias etapas, desde esse mapeamento até a própria estruturação do processo de produção industrial . É fundamental a o processo ser alinhado com o mapeamento feito, sempre prezando alcançar a constante melhoria do seu negócio.