Empreender no Brasil é o sonho de muitos, inclusive, provavelmente o seu. Para consolidar o seu negócio no mercado, é preciso buscar sempre conhecimento e investir em boas ferramentas e métodos de gestão empresarial. Não há uma “receita de bolo” que garanta seus lucros, por isso é preciso muito trabalho para vencer os desafios do empreendedorismo.
E mesmo em momentos de crise, é necessário que você, como empreendedor, consiga identificar as oportunidades, saber capitalizar em cima disso e abrir seu próprio negócio. No entanto, como dito, é importante buscar conhecimento, principalmente no contexto de instabilidade do mercado, às vezes, é comum agir por impulso e ter metas muito otimistas, não levando em consideração um passo muito importante para o seu empreendimento: a validação.
A validação de mercado é uma espécie de consulta junto ao público para o qual se destina a sua ideia, seja de um produto ou serviço. A partir dela que a sua empresa consegue direcionar melhor os esforços para ter mais chances de sucesso. A validação não começa construindo o produto ou o serviço, mas sim testando o interesse do mercado por ele.
Entenda os objetivos da Validação de Mercado
A validação de mercado é como um farol e quando este dá um sinal verde, para a ideia que você propôs, é porque sua ideia deve ser levada à diante, pois possui uma elevada taxa de sucesso.
O objetivo da validação de mercado não é vender algo ou convencer ninguém de que a sua ideia é a melhor de todas. Na verdade, a intenção é de entender se sua solução proposta tem potencial para atender às necessidades do seu público-alvo. E, além disso, descobrir como é possível se diferenciar num mercado tão competitivo.
Apesar da validação de mercado ser muito importante, diversas vezes é deixada de lado. Seja porque você, como empreendedor, acha que não precisa saber de mais nada, ou está ansioso para começar seu negócio, ou não sabe como validá-lo. Portanto, segue os tópicos abaixo, para ver o que é necessário para validar seu negócio:
- Avaliação Objetiva da Ideia – após ter uma ideia genial, você precisa fazer uma pesquisa profunda e minuciosa, pois sempre é possível melhorar algo, principalmente no mundo das ideias;
- Pesquisas de Mercado – elas servem para identificar as necessidades não atendidas dos seus possíveis clientes, quem são os seus principais concorrentes e se sua ideia já foi testada em um outro momento por outra empresa;
- Produto Mínimo Viável (MVP) – em vez de esperar que o produto fique 100% pronto para, então, validá-lo, é possível criar um versão com as funcionalidades mínimas e testá-lo junto ao público;
- Design Thinking – com foco no seu consumidor final e em sua experiência, parte de uma visão holística, humanizada e pautada na colaboração e na multidisciplinaridade para criar as melhores soluções; esse processo se dá em quatro etapas: imersão, ideação, prototipação, desenvolvimento;
- Identidade – após testado, é preciso tomar as medidas legais para se proteger, como registrar marca e patente;
- Plano para Aquisição e Conquista de Clientes – fundamental para ter ideia do quanto será necessário investir na divulgação, marketing e atendimento dos seus primeiros clientes ou usuários.
Os Benefícios da Validação de Mercado
A validação vai, na realidade, impedir que você quebre a cara com uma ideia que, de fato, tem potencial. Validar sua ideia permite entender mais rapidamente os seus clientes, evitando desperdício do seu tempo e dinheiro. Impede que uma boa ideia deixe de atingir todo seu potencial, ou seja, é um verdadeiro diferencial para o sucesso do seu produto ou serviço.
A Elementus Jr. Consultoria está aqui para auxiliar você a entender melhor o seu novo negócio e como aplicá-lo, além é claro de validar o potencial da sua ideia, através da Análise de Viabilidade, um estudo que consiste em utilizar uma série de análises para entender a viabilidade do projeto para ser executado.
Se interessou? Entre em contato conosco através do nosso site e mídias sociais.