Gestão de Estoque: O Que Fazer com Produtos e Insumos Próximo do Vencimento?

O estoque é um dos ativos mais valiosos dentro da empresa e um grande desafio relacionado a ele, é a falta de controle e registro das atividades. A perda de produtividade, insumos e prejuízo na imagem do seu negócio, podem ser apenas alguns problemas que são ocasionados por uma gestão de estoque inadequada. Assim, fazer um planejamento assertivo, analisando e conhecendo a quantidade de mercadorias e os prazos de validade são passos necessários para a garantia de um bom controle de qualidade.

 

A gestão de estoque é ideal para manter a qualidade dos produtos, a partir da organização e de um maior controle das entradas e saídas deles. É fundamental para todas as indústrias e distribuidoras, principalmente as que operam com produtos delicados e perecíveis. Então é ideal um controle rigoroso dos insumos, podendo ser utilizado ferramentas automatizadas para auxiliar e facilitar a sua gestão.

 

Saiba o que uma boa gestão pode evitar

 

Os resultados decorrentes de uma boa Gestão de Estoque são percebidos na melhoria dos processos da sua empresa e na lucratividade, pois torna os processo mais produtivos e eficientes. Além disso, pelo artigo 7º, inciso IX da Lei 8.137/90, vender produtos com a data de validade expirada é crime. Visto isso, vamos abordar como uma boa gestão pode evitar prejuízos para o seu negócio e como a gestão de desperdício surgiu para combater e evitar:

 

  • A deterioração de alimentos, como carnes, frutas e legumes;
  • O vencimento de produtos perecíveis;
  • Possíveis erros e entregas dos produtos variados para os consumidores;
  • Avarias ocorridas durante a manipulação dos produtos.

Para sua empresa ter uma boa gestão de estoques, vamos apresentar um passo a passo para te auxiliar na organização e controle de insumos e produtos, lembrando que é necessário investir tempo e esforço para controlar essa área e implantar um sistema eficiente de acordo com a sua demanda. Assim, existem algumas boas práticas que podem auxiliar bastante no controle deles. São elas: 

 

  • Não coloque dois lotes diferentes do mesmo produto perto, porque o funcionário pode se equivocar na hora de separá-los;
  • Aloque os lotes que vencem primeiro mais próximos das posições de picking;
  • Acompanhe todos os dados das movimentações em tempo real;
  • Faça uma checagem periódica do seu estoque.

 

Outros pontos importantes para contextualizar e te ajudar na gestão do seus produtos e insumos são:

 

  • Consumo Médio de Cada Mercadorias
  • Quantidade do estoque atual
  • Prazo de entrega dos fornecedores

 

Com esses três fatores, pode-se identificar quais as maiores e menores demandas dos clientes, qual a quantidade presente em estoque para os responsáveis analisarem e possuírem uma estimativa da próxima compra e, o prazo de entrega de seus fornecedores evitando assim ausência de produtos nas prateleiras.

 

Ademais, é fundamental possuir uma boa equipe de gestores e colaboradores atentos ao planejamento de gestão dos produtos e insumos, para que possam auxiliar e caso necessário fazer uma checagem diária.  Dessa forma, é possível entender a demanda dos seus consumidores e atendê-las, garantindo a continuidade das operações e a satisfação dos clientes.

 

Como a Elementus pode te auxiliar nesse processo?

 

Se leu até aqui, você sabe que um bom planejamento possibilita ao seu negócio uma adequada e eficiente gestão de estoque, sendo fundamental ter apoio de uma boa equipe que entenda do assunto.

A Elementus tem uma equipe especializada pronta para te auxiliar nessa etapa e implementar uma gestão de estoque assertiva, garantindo a redução de custos e uma melhor organização no seu negócio. Então, faça sua empresa decolar rumo ao sucesso! Entre em contato conosco através da nossa rede social e do nosso site.

Você acaba de ganhar um diagnóstico gratuito

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações