Gestão de Estoque: O que é? Para que serve?

O estoque é a essência do varejo, especialmente no caso de mercados, panificadoras e empreendimentos alimentícios  que trabalham com uma grande quantidade de itens e com produtos perecíveis. Por isso, vale a pena investir tempo e esforço para controlar essa área da sua loja, implantando uma eficiente Gestão de Estoque com o intuito de estruturar de forma adequada a sua demanda.

Importância de estoque para o ramo alimentício:

Fazem parte do estoque todo produto que está sendo armazenado para ser entregue ao cliente posteriormente, ele pode ser feito como depósito de Matéria Prima, Produtos semiacabados e acabados.

São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprir a necessidade da própria empresa.

Porém, com uma ineficiente gestão de estoque, alguns problemas podem surgir acarretando uma inadequação do estabelecimento para com o mercado e sua demanda.

Problemas comuns presentes em Estoques mal elaborados:

-Falta de controle de Estoque:

Com a ausência de um controle integral de todo o processo de venda o estabelecimento fica propenso a riscos na análise do andamento das operações, avaliação do desempenho das vendas e de sua estratégia operacional. A utilização de um sistema regulador tem o intuito de evitar essas falhas.

-Compra de itens desnecessários:

Sem um real conhecimento da quantidade de cada produto presente no estoque, se tornam corriqueiras compras acima do necessário, e possíveis desperdícios dos armazenados;

-Furtos e Desvios de produtos:

É necessário um domínio de entrada e saída dos produtos no estabelecimento, e isso só se faz efetivo com um controle de estoque automatizado, para controlar todas as movimentações relacionadas com os insumos, gerando mais segurança e organização, e evitando possíveis furtos e desvios nas mercadorias;

-Armazenamento inadequado:

Produtos mantidos em locais indevidos, que podem afetar a qualidade dos mesmos e exposição a temperaturas elevadas, devem ser evitados ao máximo para que isso não se perpetue e gere uma insegurança no cliente e um prejuízo na empresa.

Gestão de Estoque

Os resultados decorrentes de uma Gestão de Estoque são percebidos na melhoria dos processos da sua empresa e na lucratividade, pois torna os processos mais produtivos e eficientes.

Através da obtenção deste serviço de controle de estoque, será gerado na empresa:

-Fluxo de Mercadorias:

Regulando a entrada e saída de produtos, tendo cada item devidamente cadastrado.

-Otimização no processo de estocagem:

Deixando os funcionários cientes da demanda, quantidade, validade e conservação da qualidade de cada produto.

-Controle do Estoque:

Gera um maior controle em relação às entregas dos fornecedores e um maior conhecimento sobre seu produto através do lucro gerado, faturamento, custo de produção e manutenção de estoque.

Para ter uma boa gestão de estoque é necessário que se tenha um equilíbrio entre previsão da demanda e o cálculo apropriado para o tamanho do estoque.

Como a Elementus pode auxiliar nesse processo?

A Elementus Júnior Consultoria desenvolve projetos de consultoria na área de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Química Industrial. Gestão de Estoque é um serviço presente na nossa área de atuação, por meio do qual o empreendedor poderá contar com uma otimização de gastos e segurança financeira no mercado!

Você acaba de ganhar um diagnóstico gratuito

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações