O setor de panificação vive um momento de novos desafios e tecnologias, buscando sua relevância dentro do cenário econômico.
É um ramo onde a entrada de novos concorrentes é muito alta, principalmente pela simplicidade dos produtos vendidos, por isso inovar é algo que deve ser cotidiano dentro desse segmento.
Fluxo de Trabalho
Figura 1. Processo produtivo do pão
A organização da área de produção de uma panificadora acaba sendo um dos pontos chaves na diferenciação e inovação deste setor. Mas o que geralmente ocorre é uma má distribuição de maquinário ou uma expansão mal elaborada, resultando em vários cruzamentos na produção que provocam demora na saída dos produtos, perda de alguns insumos por conta do caminho percorrido pelos operários e a sensação de falta de espaço.
Quando existe uma lógica na sequência de processos de execução de atividades, entre máquinas e operários, é possível determinar um passo a passo da produção e possíveis melhorias.
Figura 2. Funcionário em padaria
Dessa forma os operários são mais eficazes e eficientes em suas atividades rotineiras, tornando seus serviços mais concisos, ou seja, oferecendo mais qualidade, padronização e agilidade das atividades na produção e nos processos que dependem dela.
Por isso, o uso de metodologias de fluxo de trabalho e layout são formas de inovar na produção sem ter que substituir maquinário ou criar novos produtos, e a partir de Mapeamentos da Área Produtiva é possível estudar essas metodologias e aplicá-las, reorganizar o maquinário, distribuir os funcionários, e a partir disso alavancar a produtividade.