Embalagens que vendem: Dicas para embalagens mais atrativas

Qual empreendedor não quer ter o produto que chama mais atenção na prateleira? A importância das embalagens é conhecida por todos: além da sua funcionalidade como modo de armazenamento do produto, ela também deve ser chamativa.

 

Quando se trata da venda online, as embalagens podem ser esquecidas, mas não ficam menos importantes. Elas estão intimamente ligadas com a estratégia de comunicação e com a logística da marca em questão.

 

Para você investir bem nas suas embalagens, hoje nós vamos explicar como fazer embalagens mais atrativas. Boa leitura!

 

O poder das embalagens nas estratégias de vendas

 

Qual consumidor não é atraído por uma embalagem interessante? Na realidade, a maioria deles já compraram algo só por causa da embalagem atraente. 


Isso acontece porque, instantaneamente, ao olhar para a embalagem, o cliente irá refletir também sobre o próprio produto. Esse primeiro contato é crucial para se destacar como marca no mercado atual, onde tanta propaganda chega ao público durante todas as horas do dia. Você precisa ser visto pelo consumidor para ser comprado.

 

Essas são as embalagens e o poder delas nas vendas, mesmo que os seus formatos sejam diversos, desde as sacolas até os potes plásticos.  Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional das Indústrias demonstrou que 75% das empresas que investiram em bons designs intensificaram as suas vendas e 41% reduziram os seus custos, já que as embalagens também têm benefícios funcionais.

 

Os benefícios de atualizar as do seu negócio

 

Agora vamos destrinchar esses grandes benefícios de investir no design da sua embalagem:

 

Fidelizar clientes

 

Se o seu produto estiver bem embalado, ele deixa uma boa impressão no cliente. Isso acontece por causa da beleza de uma boa embalagem, mas também porque ela protege e armazena o seu produto da melhor forma.

 

Assim, toda vez que o cliente ver aquele material, aquelas cores, aquele design, vai lembrar da sua marca e da boa experiência que teve.

 

Identidade da marca

 

A embalagem é parte da criação de uma forte identidade de marca. Quem não lembra da Coca Cola só de ver as linhas da garrafa aliada a cor vermelha? Também é muito fácil identificar um McLanche Feliz ao ver aquela caixa.

 

Uma simples etiqueta personalizada, o seu logotipo, um cheiro ou uma sacola especial e outros detalhes podem trazer uma lembrança afetiva do cliente com a sua marca. Essa composição fará parte da personalidade da sua marca para os clientes.

Branding da marca

 

O Branding é a sua forma de exposição ao público, o seu posicionamento, a sua comunicação. E, claro, a embalagem faz parte desse compilado, pois é ela quem vai demonstrar a sua proposta de valor, identidade visual e expressão da atenção para os consumidores. 

 

Promover a marca

 

Naturalmente, por causa de tudo o que já falamos aqui e muito mais, a embalagem é grande promotora do seu produto. Ela é a materialização da sua marca.

 

Como fazer embalagens atrativas? 

Vamos para a hora mais esperada: as dicas práticas. Saiba agora como fazer embalagens mais atrativas:

 

Invista em funcionalidade e inovação

 

A embalagem é mais do que um apelo estético: ela serve para funcionar bem. Se a sua embalagem armazenar corretamente e é facilmente utilizada, ela com certeza ganha o público. 

 

A embalagem deve garantir boa conservação, transporte e armazenamento do que você vende. A embalagem deve proteger o conteúdo, ser aberta com facilidade, além de simples de manusear, verdadeiramente intuitiva. Pense sempre no UX Design (design voltado para a boa experiência do usuário).

 

E, claro, seja inovador! O clássico é bom, mas ele não precisa ser sempre seguido. Uma embalagem pode e deve se destacar por ser diferente.

 

Personalize a sua embalagem com a sua marca

 

O posicionamento da sua marca precisa estar diretamente exposto na estética da embalagem. Por exemplo: 

 

  • É comum que empresas que façam produtos ecologicamente corretos apostam no verde e nos tons terrosos, com embalagens recicláveis e baixo impacto ambiental. 
  • Marcas joviais vão apelar para as estéticas mais radicais, inovadoras e com tons mais informais. 
  • Conglomerados empresariais vão apostar nos logos mais modernos, que transmitam credibilidade e confiança.
  • Enquanto as marcas de luxo vão manter designs elegantes e muitas vezes mais visualmente e materialmente caros.

 

Isso é de fácil percepção, certo? A embalagem traduz a experiência e os valores que a empresa quer passar para o consumidor. 

Use materiais diferenciados  e qualidade

 

As prateleiras já estão cheias de produtos feitos dos mesmos materiais e nos mesmos formatos!


Sem prejudicar a funcionalidade (de preferência otimizando ela) recomendamos que você aposte no inovador, mesmo que signifique apenas um formato diferente para o vidro que armazena o que você vende, por exemplo.

 

Conheça seu público

 

É claro, não faça nada que torne o produto mais caro se isso for inviável para o seu público. Antes de toda e qualquer decisão, comece averiguando o que os próprios consumidores esperam da sua marca – mesmo que seja preciso passar por um verdadeiro rebranding para atendê-los.

 

A definição da embalagem também depende da logística de distribuição da sua própria empresa, já que ela tem que resistir e proteger bem o seu produto. Nesse momento, recomendamos que você entenda:

 

 

Depois de ter lido esse post, esperamos que você vá logo falar com os seus gestores e equipe para aprofundar o conceito da sua embalagem. Ela tem um impacto gigantesco na imagem do seu produto e pode ser a diferença entre o seu cliente comprar ou não. Precisa de ajuda especializada? Conte com a Elementus. Os nossos profissionais qualificados te guiarão nessa importante decisão!

Você acaba de ganhar um diagnóstico gratuito

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações