A economia sustentável vem mostrando atualmente um grande potencial, podendo, inclusive, superar a economia tradicional, visto que ela independe de recursos limitados.
Além de ser uma estratégia de negócio eficiente para os empreendedores, os olhos do público estão cada vez mais voltados para este modelo alternativo, devido à conscientização social sobre os problemas ecológicos tão vivos e presentes nos dias de hoje.
É visível que diversas marcas já aderiram ao uso mais consciente dos recursos naturais, ganhando grande visibilidade e aceitação dos consumidores de modo geral. Vamos, então, conversar sobre este tema que, além do grande potencial, pretende impactar notoriamente a economia e o conceito de sustentabilidade das futuras gerações.
Entenda como se beneficiar tomando decisões conscientes
A sustentabilidade empresarial não consiste, unicamente, em ser responsável do ponto de vista ambiental. Apesar de ser inegável a importância de tomar decisões levando em consideração o impacto no meio ambiente, não se deve desconsiderar a influência de certas medidas para a sociedade como um todo.
Importante ressaltar, ainda, que a sustentabilidade empresarial também traz benefícios para o próprio empreendedor. Podemos destacar, por exemplo, maior economia financeira a médio e longo prazo; aumento de lucros e redução de riscos; melhora na imagem perante os consumidores; obtenção de ganhos indiretos; vantagem competitiva em relação aos concorrentes. A combinação entre lucratividade, eficiência e boa reputação aumenta as chances de conquistar, fidelizar clientes e atingir o sucesso.
Conheça as tendências deste setor
Embora a prática seja executada por empreendimentos, é válido destacar que muitas empresas reconheceram a importância deste tipo de sustentabilidade, devido à pressão por parte dos consumidores. Dentro disso, é imprescindível que se conheça o consumidor, uma vez que os rumos que estão sendo tomados pela indústria de alimentos são ditados por seu comportamento. Com o evento da pandemia, pode-se evidenciar a crescente formação de algumas tendências entre este público, das quais podemos citar:
- Embalagens sustentáveis: estas são feitas com materiais que oferecem o mínimo de risco para o meio ambiente; podendo ser reutilizáveis ou facilmente biodegradáveis, são vistas com muitos bons olhos pelo público consumidor.
- Produção de alimentos consciente: para as indústrias de alimentos, espera-se a adoção de processos produtivos menos nocivos ao meio ambiente e com o mínimo possível de desperdícios;
- Diminuição da pegada de carbono: esta medida se refere ao ponto da redução do uso de combustíveis fósseis em seus veículos de transporte e a compensação florestal;
- Gestão da água: alinhada com a questão dos alimentos, essa tendência procura implementar a redução do desperdício e custo através de sistemas de reuso de água nas indústrias e empreendimentos.
- Geração de energia através de material orgânico: procura reforçar o reaproveitamento dos resíduos gerados para gerar energia, já que a indústria de alimentos possui grande carga orgânica.
O acentuado crescimento populacional põe em questão as formas atuais de produção de alimentos e sua eficiência em suportar os limites da natureza nas próximas décadas. Para tal, a economia sustentável acaba sendo uma alternativa viável, capaz de garantir alimentação saudável e suprir as futuras necessidades populacionais, devido ao seu grande poder repositivo.
A sua empresa pode se tornar referência no quesito sustentabilidade, com potencial de aderir à economia que dominará as próximas gerações. Para mais informações, entre em contato com um de nossos consultores, através do número (81) 99742-4863 ou preencha o formulário em nosso SITE, que entraremos em contato com você para esclarecer quaisquer dúvidas!