A quantidade gigantesca de comida desperdiçada é ruim para o meio ambiente, para a sociedade e para as próprias empresas, já que elas acabam não tendo tanto controle sobre a sua produção, sobre o que entra, o que sai e o que pode causar prejuízo.
Dado à insegurança alimentar e ao descarte indevido de muitos materiais, é essencial que as empresas ligadas à indústria alimentar evitem o desperdício. Siga a leitura para entender como!
O que ocasiona o desperdício de alimentos na indústria?
Que existe o desperdício de alimentos na indústria, todos sabem. Mas o que ocasiona esse problema?
Há diversos influenciadores do descarte indevido no setor, como:
– A produção exagerada de alimentos
Ou seja, a produção mal planejada ou que não obedece ao que pede a demanda, e acaba por gerar alimentos que não serão comprados.
– O manuseio inadequado dos alimentos
Durante a ida do alimento até o prato do consumidor, ele passa por diversas mãos, e todo esse manuseio exige muito cuidado. É preciso se atentar para a correta higiene, a força usada na manipulação, a proteção contra quedas e todo cuidado para que nada machuque o alimento ou sua embalagem e interfira na qualidade do produto.
– O transporte inadequado
O transporte de alimentos exige um nível de higiene e correto manuseio, temperaturas específicas (carga frigorífica), ou até caminhões específicos – as cargas a granel líquidas devem ser transportadas em caminhões-cisterna ou tanques, por exemplo.
Quando o transporte é feito de forma desnecessária ou errônea (sem a devida estrutura), a carga pode sofrer deteriorações.
– A má gestão de estoque por parte da indústria e dos supermercados
Um estoque sem a devida gestão resulta em diversos alimentos estragados nas prateleiras, e o mesmo serve para os supermercados. O gestor precisa saber o quanto há do alimento e o quanto é de fato necessário antes de partir para compra ou venda. Além disso, o estoque deve manter a higiene, a temperatura e as condições específicas para que o alimento fique bem conservado.
– O desconhecimento dos consumidores sobre os cuidados com produtos orgânicos e sobre como os alimentos podem ser realmente bem utilizados ou reutilizados
Muitas vezes, os próprios consumidores não sabem como manusear os produtos orgânicos, como eles devem ser armazenados para que durem mais, ou até suas possibilidades de reutilização (adubo, por exemplo). A empresa que oferta pode e deve instruir o consumidor para que faça melhor uso dos alimentos.
E outras questões.
Malefícios resultantes do desperdício de alimentos
Nós falamos que o desperdício e o descarte errado de alimentos gera danos à sociedade, ao meio ambiente e à própria empresa, mas é necessário ir além e destrinchar melhor esses malefícios. Confira aqui alguns males:
Afeta a quantidade de alimentos que chegam à sociedade
Com o alto desperdício de alimentos que poderiam estar em boas condições e não estão diante de má gestão, acabam chegando menos comidas aos supermercados.
Contribui com a insurgência alimentar
Toda essa má gestão que prejudica os alimentos que antes estavam bons acaba contribuindo para o crescimento da insurgência alimentar, tendo em vista que os alimentos descartados poderiam colaborar com as necessidades de várias pessoas afetadas.
Ocasiona prejuízos no meio ambiente
Por causa da grande quantidade de alimentos jogados fora de forma indevida, o meio ambiente sofre. Além da necessidade de mais plantio, os alimentos descartados em lugares errados provocam distúrbios nos ecossistemas.
Checklist para evitar o desperdício de alimentos no setor industrial
Existem formas de evitar que esses pontos negativos gerem mais problemas à sociedade. Com a correta linha de produção, logística e um bom monitoramento do descarte, a empresa também terá mais lucro pela menor perda de insumos.
Confira o Checklist:
Planeje corretamente a quantidade de alimentos que serão produzidos
O excesso de produção é uma falha de planejamento que acaba gerando problemas em toda a indústria, já que utiliza mais insumos do que deveria, significa perda de dinheiro, ou até produtos parados no estoque. Com mais produção, você precisa gastar mais em tudo, e depois não venderá esses alimentos. Portanto, faça uma boa Pesquisa de Mercado, estude a sazonalidade do seu negócio e faça boas previsões para as vendas.
Organize a logística
Muitos alimentos também se perdem durante o transporte, por causa do mau manuseio e do mau armazenamento. A logística é desde o maquinário até o abastecimento – na indústria de alimentos, tudo deve ser supervisionado rigorosamente.
Erros na logística causam perdas por vencimentos, contaminações, produtos avariados e outros danos que só culminam em prejuízos para a indústria,além de muito desperdício. Então, a recomendação é que você use Softwares de Gestão Industrial e automatize ao máximo essa área. Acredite, o lucro será grande.
Entenda aqui algumas das boas práticas necessárias durante a logística e o manuseio dos alimentos.
Controle o estoque
Como falamos, o armazenamento é essencial para manter os alimentos em bom estado, então o estoque merece toda a sua atenção. Nele, grandes perdas acontecem, desde estragos, até compras inadequadas e até compras faltantes.
Então, novamente recomendamos que você automatize a gestão do seu estoque a partir de softwares, evitando inclusive contaminações e atrasos nas entregas, e assim, garantir que a reputação da sua marca também esteja bem assegurada.
Corte o descarte de frutas e legumes feitos pela aparência
Os alimentos precisam ser bem manuseados, bem higienizados e devem estar em locais limpos. Se não tiverem fungos, bactérias ou outras contaminações, não precisam ser descartados apenas pela estética. Se possível, promova ações que informem aos seus clientes sobre como alimentos em bom estado devem ser encontrados.
Para conseguir definir bem qual seria a diferença entre um alimento com má estética e um alimento com má qualidade, saiba mais sobre como exercer um bom controle aqui.
Estabeleça boa comunicação entre os consumidores;
Independentemente dos seus consumidores serem supermercados ou compradores diretos, eles devem estar bem informados, como falamos anteriormente. Promova o conhecimento sobre todos os cuidados que a sua empresa tem com os alimentos, e informe a eles os cuidados que eles também devem ter. Além disso, estabeleça boa comunicação para que as necessidades de compra e venda estejam claras.
Evite estoques grandes para evitar alimentos que saiam da validade
Evite compras gigantes, que não façam parte de um planejamento rigoroso de produção, para que os alimentos não fiquem estocados e percam a validade. Além disso, esteja certo de que todos os locais pelos quais os alimentos passam estejam bem higienizados.
Implemente a Lean Manufacturing
Também chamada de Produção Enxuta, a metodologia nasceu com o Sistema Toyota e busca eliminar desperdícios. Recomendamos que você alie todos os passos que falamos aqui a essas etapas feitas na sua própria empresa:
- Identifique os valores dos desperdícios para verificar onde estão as falhas;
- Analise os seus processos e os represente visualmente;
- Crie novos processos, sem desperdícios ou gargalos;
- Identifique o ponto de início dos processos para otimização;
- Estabeleça a melhoria contínua;
Por fim, tenha certeza que a sua empresa faz um descarte correto. De acordo com as leis ambientais, muitos resíduos relevantes, mesmo sendo alimentos, não devem ser descartados com o lixo comum. A ABNT determina as corretas diretrizes para o descarte dos resíduos. Para complementar, saiba mais sobre o reaproveitamento de rejeitos na indústria dos laticínios.
Esperamos que as nossas dicas tenham sido esclarecedoras para você! Se achou tudo muito complexo, não se preocupe, temos profissionais capacitados para te guiar em cada etapa. Fale com a Elementus!