29 de Maio. Nesta data é comemorado o dia mundial da energia, momento para ser lembrado com responsabilidade e consciência dos gastos energéticos do dia a dia, seja em uma residência ou indústria.
As indústrias são responsáveis por cerca de 41% do consumo de energia elétrica do país. Assim, devido a essa importância do setor industrial nesse âmbito e, ainda, do aumento do consumo industrial, tem-se a necessidade de aumentar o suprimento de energia elétrica.
A partir de Maio deste ano, tanto os consumidores residenciais como os de alta tensão (indústria e comércio de médio e grande porte) sofrerão aumento de 8,87% e 4,85%, respectivamente.
Visando a conservação e o uso eficiente de energia pelos diversos segmentos industriais, sem prejudicar o atendimento da demanda do setor, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elaborou uma cartilha com sugestões práticas no dia a dia das indústrias. Essa cartilha tem o objetivo de promover e difundir a eficiência energética, sem comprometer a qualidade dos produtos, a segurança e a capacidade de produção.
Confira agora algumas dicas de como economizar essa energia:
Motores Elétricos
– evitar instalar o motor em ambiente com pouca ventilação, uma vez que o superaquecimento desse equipamento prejudica seu desempenho;
– adotar variadores eletrônicos de velocidade, que ajudam o motor a trabalhar na área de máxima eficiência.
Sistema de Ar Comprimido
– evitar variações de diâmetros e curvas em excesso, uma vez que isso reduzirá as perdas na distribuição do ar comprimido;
– verificar periodicamente as condições do compressor, já que desgaste excessivo e vazamentos fazem o equipamento consumir mais e produzir menos.
Sistema de Refrigeração
– verificar o isolamento térmico das tubulações de líquido e de gás;
– verificar a possibilidade de modulação de carga das unidades compressoras;
– verificar se existem vazamentos de fluido frigorígeno.
Essas são algumas recomendações do que é possível fazer em uma indústria para o uso eficiente da energia e, assim, reduzir os gastos com esse insumo indispensável nas produções industriais.
Faça aqui o download da cartilha “Uso Eficiente de Energia Elétrica na Indústria”, disponibilizada pelo CNI.