Como um layout pode otimizar a produção industrial

Uma empresa que possui um fluxo de produção mal organizado normalmente é uma empresa que não consegue otimizar a sua produção. A má organização da estrutura da fábrica pode acarretar em diversos problemas para a mesma, sendo desde problemas mais simples, como ter um espaço desperdiçado na indústria ou um tempo maior do processo produtivo, até casos mais graves, como custos mais elevados de produção ou acidentes por conta do fluxo  de pessoas. Dessa forma, um dos principais aliados para um processo produtivo bem estruturado e eficiente é o layout de produção, uma representação gráfica do chão de fábrica que também pode ser conhecido como arranjo físico, Diferente de uma simples planta, para se ter um layout bem montado é necessário um estudo para obter a melhor distribuição e disposição física dos componentes da área de produção, e o seu intuito é organizar todo o espaço físico do chão de fábrica. Dessa maneira, é possível obter uma forma mais eficiente de trabalho e, consequentemente, garantir maior produtividade. 

 

 O primeiro passo para se realizar um estudo de layout de produção é definir qual tipo de layout é melhor para a sua empresa. Basicamente existem quatro tipos:

  • Layout por produto (ou linear): É utilizado principalmente quando se deseja realizar uma produção em massa e mais automatizado. Normalmente ele é útil para processos que ocorram em uma sequência única, na qual teremos o maquinário disposto seguindo a ordem de produção e o produto passando de uma etapa para a outra através de esteiras. Sua maior desvantagem é a pouca flexibilidade, de forma que não é possível realizar muitas modificações ou adaptações no processo produtivo.
  • Layout por processo (ou funcional): É recomendado quando se produz os mais diversificados produtos, facilitando também a supervisão do processo. Esse layout se trata de agrupar na mesma área o maquinário que for responsável por realizar a mesma ação. Assim, caso se tenha um problema com algum equipamento, terá outro no mesmo local para realizar aquela atividade. Para se ter esse layout, é necessário um espaço maior de produção e também compreender que o tempo de produção será mais longo.
  • Layout fixo (ou posicional): É utilizado em casos que seja necessário terceirizar parte da produção e a grande flexibilidade. Nele, o produto fica no mesmo local sem ser movimentado, enquanto que os operadores e peças são levados até ele. Esse layout é mais usado para produtos muito grandes e de difícil locomoção. Por conta disso, ele é um layout de baixa produtividade e, dependendo do produto, exige um local de produção grande.
  • Layout celular: É recomendado quando se deseja ter uma menor distância entre as operações e uma maior flexibilidade quanto ao processo de produção. Ele trata-se de uma separação de maquinários baseada em cada etapa de produção, gerando, assim, mini fábricas que tem o objetivo de produzir cada componente do produto. Por conta dessa organização, acaba sendo um layout mais complexo de ser elaborado.

Deste modo, ao saber os tipos de layouts de produção e como é realizado o seu processo produtivo, é possível decidir qual o melhor tipo para minha produção.

 

Mas como realizar um estudo de layout de produção consegue ajudar a resolver todos esses problemas? Ao se ter um layout de chão de fábrica inteligente, é possível notar algumas características novas para sua empresa, sendo elas:

✔️ Fluxo bem definido: O fluxo de produção passa a ser melhor definido, de forma que possíveis engasgos da produção podem ser visualizados mais facilmente. Além disso, o fluxo de pessoas também passa a ser melhor definido, reduzindo o risco de acidentes no trabalho e gerando mais segurança ao ambiente de trabalho.

✔️ Menor tempo de produção: Com o layout inteligente, é possível evitar pausas na produção entre um processo e outro, obtendo-se, então, um fluxo mais linear e correto.

✔️ Promover melhorias: Ao se ter uma melhor visualização do seu processo produtivo, com o novo layout, é possível perceber partes da produção que podem ser otimizadas, garantindo que o seu processo produtivo se mantenha  sempre o mais eficiente possível.

 

Ao decorrer de todo o artigo falamos de tipos de layouts, suas características e seus vários benefícios, além disso, vamos te apresentar algumas estratégias que, definitivamente, podem te ajudar e são independentes do layout logo, seja qual for o seu layout você poderá aplicar essas estratégias, são elas:. 

✔️ Otimizar o transporte: A ideia por trás desta estratégia é reduzir ao máximo o transporte de materiais durante um processo. Além de não agregar nada ao processo, há um risco maior de acontecer falhas. Esse tipo de estratégia é mais direcionada para indústrias com baixo nível de produção, pois há uma maior movimentação do produto ou do funcionário.

✔️ Fazer layout por processos: O objetivo aqui é agrupar processos similares uns próximo ao outro, conseguindo assim otimizar a utilização de recursos durante aqueles processos. Esse forma de layout é aplicada em alguns casos que possuem certas características, como: linha variada de produtos, baixa produção e equipamentos flexíveis.

✔️ Organizar o arranjo físico do layout industrial: Durante o planejamento industrial há alguns aspectos físicos que contribuem para um ambiente mais organizado e produtivo. Alguns desses aspectos são:

  • Segurança: Identificação de áreas perigosas, demarcação de passagem e um espaço compatível com a máquina e o trabalhador.
  • Boa sinalização: Uma orientação clara e objetiva auxilia na redução de acidentes. Alguns exemplos são: Indicação de saídas existentes; Advertir contra risco de queda, Indicar locais com acesso e circulação de veículos, equipamentos, entre outros.
  • Facilidade de acesso a operações e máquinas: É de extrema importância ter fácil acesso para que não ocorra problemas no trabalho, pois, podem acarretar queda na produtividade e prejudicar nas manutenções da máquina. Com isso, reveja se todos os acessos às máquinas estão adequados e se não, uma nova organização para uma melhor disposição.

 

Agora sabendo o quanto um layout de produção pode impactar positivamente em sua empresa, você pode usar nossas dicas e investir na redução de desperdícios sem medo e com eficiência.

 

Como cada empresa é única, nós da Elementus possuímos um serviço de consultoria especializada para o seu negócio. A modificação de um layout pode se tornar um processo muito longo e custoso, então não perde tempo e vem trabalhar com a gente.

 

Você acaba de ganhar uma consultoria gratuita

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações