Empreendedores enfrentam constantemente o desafio de produzir mais gastando menos ou o mesmo. Para crescer suas empresas, eles procuram por meios de melhorar seus processos de uma maneira que resulte em redução de custos e em uma consciência sobre o que cada processo realmente representa dentro do negócio.
Qualquer atividade realizada dentro de uma empresa caracteriza um processo, e por diversas vezes, elas são executadas sem um estudo prévio para identificar se estão ocorrendo da melhor maneira possível.
Essa falta de estudo leva os processos a não alcançarem todo o seu potencial. Não importa as ferramentas, as tecnologias e os recursos investidos. Não importa os investimentos feitos e nem mesmo os esforços empregados pela equipe. Um processo ineficiente e não otimizado nunca gerará resultados mais eficientes.
Se realizado corretamente, o que a otimização de processos trará para sua empresa é a redução de tempo, dinheiro e erros em um processo, levando a melhores resultados de negócios.
O que é otimização de processos?
Otimização de Processos é o conjunto de ações que uma organização faz para aumentar o desempenho de seus processos de negócio. Ele é onde você consegue dimensionar o que está com defeito na sua fábrica.
É uma técnica que usa o mapeamento das atividades executadas, identificação e eliminação de falhas e padronização das rotinas. Com a otimização de processos você consegue melhorar a execução de suas atividades, como também superar a sua administração.
Por isso, é super importante que os gestores de vários segmentos estejam sempre focados em aplicar melhorias para elevar os lucros e amenizar os custos de confecção dos produtos. Por intermédio dela, temos:
Redução de tarefas desnecessária;
Redução de erros;
Redução de desperdícios;
Melhoria dos métodos de trabalho;
Resultados mais satisfatórios.
Nós somente gastamos tempo corrigindo um erro se ele existe. A otimização de processos tem o objetivo de identificar oportunidades de melhorias, encontrar maneiras de aperfeiçoar e buscar melhores resultados para os seus processos.
Entenda como otimizar os processos da sua fábrica
Existem diversas formas de aprimorar a execução das atividades em uma empresa, são os chamados processos de melhoria da produtividade. A grande vantagem disso, é que eles podem ser aplicados em conjunto, tornando as medidas ainda mais eficazes.
Contudo, como eu sei que minha fábrica precisa de otimização? A resposta pode ser respondida de maneira simples:
Baixa produção (que não supre a demanda);
Superprodução (que geram estoques e, consequentemente, gastos e perdas);
Perda de produtividade (operadores e máquinas);
Não conseguir medir o custo e o tempo de produção dos seus produtos;
Não ter controle da produção diária.
Mas, o que fazer? Vamos mostrar algumas dicas para começar a organizar a otimização dos processos:
Faça o mapeamento do processo de produção da indústria
O mapeamento consiste no estudo das atividades realizadas, de ponta a ponta em um processo, além da identificação das entradas e saídas.
Identifique e solucione gargalos no processo de produção
Quando o processo está mapeado, se torna mais fácil e preciso o processo de identificação das falhas e gargalos que afetam a produtividade e o resultado final.
Faça a manutenção preventiva das ferramentas e máquinas
A manutenção preventiva é a mais recorrente na rotina de operações. Além de ser exigida em uma cadência de horas regular, suas práticas fazem o equipamento voltar a funcionar de maneira similar ao desempenho de fábrica.
Utilize a tecnologia (IOT)
Torne seus processos e sistemas mais conectados. A Internet das Coisas (IoT) descreve a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.
Implemente ferramentas de gestão e preveja sua demanda e gerencie recursos
É preciso estudar como a produtividade pode ser aumentada, o que pode ser feito por meio da modificação do layout, melhorias no processo de comunicação, integração entre setores e mudança no método de execução, por exemplo.
Capacite seus colaboradores e gestores
Quando um processo é otimizado, certamente ele sofre mudanças na maneira como é executado. Para garantir que isso seja adotado na prática, é necessário formalizar esses ajustes e fazer com que eles se tornem do conhecimento dos colaboradores.
Lembre-se que essas são apenas sugestões de ponto de partida. A melhoria contínua deve ser realizada em ciclos (loops) e deve abranger todos os processos produtivos da empresa. Além de ter profissionais capacitados para auxiliar nessa otimização.
A otimização dos processos pode proporcionar diversos benefícios para a sua empresa, desde que aplicada de forma correta. A indústria está em constante atualização, e não é bom ficar para trás.
Conte com o auxílio de profissionais para implementar essas ações no seu negócio, entre em contato conosco através de nosso site ou redes sociais.