A gestão de estoque é nada mais que o controle daquilo que a sua empresa tem (ou não) em seu estoque.
Esse controle é importante pois sem ele podem ocorrer problemas sérios que irão diminuir a produtividade da sua empresa, e possivelmente fazer você ter problemas junto aos clientes.
Para entender melhor o conceito, aqui está um artigo sobre o que é gestão de estoque. É válido também lembrar que sem um planejamento prévio, ou mapeamento de processos da sua empresa, não é possível funcionar com 100%.
Principais Gargalos da Gestão de Estoque
A boa gestão de estoques traz uma série de benefícios que tornam a sua loja mais competitiva, com um mecanismo de vendas sólido, desde que esteja preparada para atender e suprir as necessidades de seus clientes.
Além disso, a gestão eficiente traz outros benefícios como:
- Facilitar o Processo Logístico;
- Contribuir para o Planejamento de Compras e Vendas;
- Aumentar o Capital de Giro.
Contudo, um estoque desorganizado pode acarretar em grandes prejuízos, principalmente em épocas sazonais que exigem alta demanda. Um exemplo disso é o que aconteceu em 2020, no começo da pandemia.
Você se lembra que ocorreu uma alta demanda de álcool em gel e máscaras descartáveis? Quem tinha seu estoque organizado não sofreu com a insatisfação dos clientes e continuou a sua fidelidade, não acarretando em compras pelo site sem entrega.
Como você pôde observar, a gestão de estoques influencia os resultados da sua empresa. Por isso, é importante prestar atenção nessa área para não cometer erros fatais e que comprometam a estrutura do seu empreendimento.
Veja abaixo quais são os principais erros cometidos na gestão de estoque.
- Má Gestão de Informações – você precisa ter um conhecimento amplo sobre os processos de compra, venda e logística.
- Ausência de investimento em Tecnologia – Não usar a tecnologia para administrar seu estoque é permitir que a sua empresa se torne obsoleta e seja ultrapassada pelas concorrentes de seu segmento de atuação.
- Má Integração de Setores – os setores de compras e de vendas devem manter uma relação muito próxima com os responsáveis pelo estoque.
- Falta de Planejamento – dois problemas estão envolvidos aqui: falta e excesso de produtos. A falta pode levar a um negócio não ser feito e de algum cliente ficar insatisfeito. O excesso representa dinheiro parado e alto custo de armazenamento.
- Falta de Projeção de Demandas – é fundamental tomar decisões com base em dados reais e objetivos. Além disso, é muito importante acompanhar as métricas utilizadas, pois desse modo, você terá dados disponíveis para dar suporte à tomada de decisões.
Uma excelente gestão de estoque é aquela que garante ter os produtos disponíveis para a venda e também evita gastos desnecessários. Para ter um gerenciamento eficaz, procure considerar a demanda de mercado, o valor agregado, os custos e a sazonalidade.
Alta Demanda chegando, o que fazer?
Deve ser feito um planejamento para que a empresa não sofra na alta de vendas:
- Faça uma previsão de demanda
Se os pedidos estão chegando e você já tem ideia que só vai aumentar, então é bom o gestor realizar essa previsão.
- Realize inventários cíclicos e tenha um bom controle de qualidade
Faça contagens periódicas para manter uma alta precisão, o que, consequentemente, elevará a confiabilidade no estoque. Se você tiver um software e um relatório de análise será de grande ajuda.
- Invista em softwares de gestão
Abordar a importância da tecnologia e como ela pode nos contar o que está por vir, alinhando os novos com os softwares que sua empresa tenha.
- Acompanhe a sazonalidade junto ao setor de vendas
Ter uma equipe integrada e entender os motivos da alta demanda para prever as próximas que irão ocorrer, pode evitar futuras dores de cabeça.
- Treine o seu time
Isso mesmo, é normal que ocorram estresses e quando temos um time treinado para gestão de crise tudo fica mais fácil de resolver.
Dicamentus: Aumente a sua produção!
Se nada for suficiente para conseguir alcançar as novas demandas, você pode optar por aumentar a produção ou também conversar com os fornecedores parceiros e dessa forma não prejudicar o prazo de entrega ou decepcionar os seus clientes.
Os benefícios da gestão de estoque vão do dia a dia operacional aos resultados. Segundo o Sebrae, por exemplo, gerir os depósitos é equilibrar compras, armazenamento e entregas.
A gestão de estoque é um elemento que merece cuidado, uma vez que tem importância no papel operacional e financeiro da sua empresa.
Um estoque organizado pode reduzir os custos, conter desperdícios, aumentar produtividade, melhorar o relacionamento com o cliente, além de muito mais quando tomamos ação para uma boa gestão do nosso estoque.
E para isso ser possível, é preciso muitas vezes um olhar amplo da situação da sua empresa, Por isso, é necessário um mapeamento de processos ou um planejamento estratégico alinhado às demandas do seu negócio.
Nós da Elementus estamos aptos para auxiliar o seu negócio a crescer e desenvolver com metas reais e padronizadas. Se interessou? Entre em contato conosco através do nosso site ou redes sociais.