Como Estruturar um Processo Produtivo para Indústrias

Com o avanço das metodologias de gestão empresarial, as organizações passaram a buscar formas de aumentar a eficiência de suas operações, reduzir a ociosidade e ter mais produtividade com seus colaboradores. Para isso, seria preciso “organizar a casa” e foi aí que surgiram os processos produtivos. O processo produtivo é definido como um conjunto de operações necessárias para a obtenção de um bem ou serviço. 

 

Para vencer os concorrentes e se manter competitivo, você precisa ter atenção com seus processos produtivos. Em função disso, é recomendado que seja feito um Mapeamento de Processos para ter uma visão geral de toda sua produtividade, entender quais tarefas devem ser realizadas, qual a ordem deve ser seguida, como elas devem ser feitas, quais materiais serão utilizados e quem serão os responsáveis por cada atividade. 

 

Na indústria, o tema é ainda mais importante, uma vez que a falta de padronização gera desperdícios e  cada minuto desperdiçado representa perdas significativas do seu lucro. Os processos produtivos são fundamentais para padronizar como as atividades são feitas em cada empresa. Afinal, se essa for uma decisão subjetiva – em que, cada colaborador decide workout exercises o que e como deve realizar sua tarefa – certamente haverá distorções no produto/serviço final.

 

Portanto, você precisa fazer um planejamento e controle de sua produção, definir exatamente como todas as atividades devem ser executadas e acompanhar de perto os processos produtivos realizados. Continue a leitura e veja quais tipos de processos você pode estar aplicando na sua empresa.

 

Como estruturar um processo produtivo para indústrias?

Existem diversos tipos de processos que podem ser mais alinhados a depender do seu tipo de indústria, tenha em mente que sua escolha afetará todo o futuro de sua organização. Acompanhe agora os exemplos de processo e veja qual é o mais assertivo para o seu negócio.

 

  • Linha de Montagem – Um tipo de processo que prioriza uma sequência fixa e ordenada. O trabalho é dividido em tarefas específicas e os colaboradores não têm quase nenhuma mobilidade para se aprofundarem em atividades. É um método comum usado na produção em massa de produtos, já que permite obter produtos de melhor qualidade a um custo mais reduzido e espaço de tempo menor.
  • Processos de Projetos – Por meio de uma sequência de operações, o pedido do cliente é desenvolvido em detalhes e programados para seguir um processo único. Este modelo trabalha com itens discretos e customizados, com início e fim bem definidos, o que representa um período relativamente longo de produção. Tem como característica baixo volume e alta variedade e geralmente o produto fabricado é único.
  • Processos de Jobbing – Bastante similar ao processo de projetos, pois o volume de produção também é baixo e permite alta variedade. Contudo, enquanto no processo de projetos cada produto possui recursos especificamente para ele, em processos de jobbing os recursos da produção são divididos entre eles, ou seja, a operação processa uma série de produtos que diferirão entre si por suas características. 
  • Processos em Lotes – Nesse tipo de processo, é bastante comum haver repetição contínua nos serviços e na forma de produzir. Os produtos são fabricados em lotes e possuem como característica alto volume e baixa variedade.
  • Produção em Massa – Na produção em massa, os processos tendem a ser altamente automatizados e apresentam volume ainda maior do que o anterior, também possuem como característica alto volume e baixa variedade.
  • Processos Contínuos – Situam-se além dos processos de produção em massa, pelo fato de operarem em volumes ainda maiores e variedades muito baixas, pois trabalham em um processo ininterrupto devido às características da operação. “São o extremo da produção em grande volume e padronizada com fluxos de produção em massa.” – Larry P. Ritzman.

 

A importância de gerir os processos industriais.

 

O processo produtivo é extremamente importante para qualquer negócio e, assim, deve ser controlado e analisado, permitindo que sua empresa consiga alcançar o sucesso almejado. Por isso, é necessário um estudo especializado para ter um resultado qualificado ao estruturar o seu processo produtivo. É de extrema relevância confiar tal serviço a uma consultoria adequada e qualificada. Através de uma consultoria pode ser feito: 

  • Mapeamento do seu processo produtivo
  • Identificação das falhas no seu processo produtivo
  • Análise dos seus gargalos produtivos 
  • Gestão da manutenção das suas máquinas
  • Investimento assertivo em novas tecnologias
  • Redução de gastos nos seus processos

 

Com a implementação de processos produtivos organizados e estratégicos, é possível alcançar excelentes resultados na otimização do tempo e aumento da sua produtividade. Por outro lado, caso a gestão de processos seja ignorada, sua empresa pode sofrer com uma série de dores, como:

  • Altos custos operacionais
  • Dificuldade de crescimento
  • Comprometimento da qualidade
  • Excesso de estoque e de desperdício
  • Produção de itens com valor acima do esperado

 

Você chegou até aqui e viu do que se trata e a importância de um processo produtivo. Contudo, se você ainda questiona se, de fato, precisa deste serviço, ande por um dia no seu setor produtivo, pare e pense nos seguintes pontos:

 

  • Há retrabalho na sua produção? Atividades feitas mais de uma vez devido a erros na produção, sendo ele por máquinas, funcionários e defeitos.
  • Há tempos excessivos na entrega do produto/serviço ao cliente? Devido a processos desnecessários na produção que aumentam o tempo produtivo.
  • Há acúmulo de produtos ou processos? Atrasos ou erros na produção, obtendo grandes estoques iniciais, intermediários e finais.
  • Há desconhecimento dos processos? Não saber detalhadamente cada processo e assim não identificar os gargalos e as oportunidades de melhorias.
  • Há despadronização das atividades produtivas? Cada funcionário exerce a atividade de maneira diferente, oscilando o tempo de produção e capacidade produtiva.

 

Depois de se fazer essas perguntas, você saberá que deve tomar uma decisão para remediar a situação. Lembre-se,  esse é o setor mais importante da empresa, pois ter deficiências em seu processo produtivo, pode levar à falência de seu negócio. Com foco em reduzir custos e otimizar o tempo de produção, buscamos uma solução focada no entendimento e melhoria de seus processos. Apenas com o profissionalismo adequado é possível fazer um estudo e análise de qualidade para implementar um processo produtivo eficaz. 

 

Tem interesse em saber mais? Necessita de ajuda para realizar um Mapeamento e Otimização de Seus Processos? Ou Estruturação e criação do seu processo produtivo? Ou Layout e organograma da sua produção? Contate a Elementus Júnior Consultoria pelo número (81) 99742-4863 ou preenchendo o formulário em nosso SITE. Entraremos em contato com você!

 

Você acaba de ganhar uma consultoria gratuita

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações