Como Começar a Empreender na Indústria

O desejo de ter o próprio negócio é um desejo comum da população brasileira e com os problemas advindos pela pandemia do Covid-19, empreender passou a se tornar uma boa opção de renda. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae a partir de dados da Receita Federal, o Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios em 2021 e a tendência é continuar crescendo nos próximos anos.

Devido ao isolamento social e à necessidade da população de realizar suas tarefas no mundo digital, a procura pelas plataformas de vendas online aumentou. Além disso, o surgimento de novos modelos de negócios e algumas áreas ganharam mais destaque no Brasil. Assim, observar as oportunidades dessas áreas e criar novas formas de suprir a demanda dos clientes nesse período pandêmico é necessário para movimentar a economia e beneficiar sua indústria e impactar positivamente a sociedade.

Qual ramo alimentício escolher?

Em meio à mudança de vida que nos foi imposta, houveram diversas adaptações e aumento no consumo dos brasileiros, principalmente no ramo alimentício. No qual essa atividade se tornou um momento prazeroso e de lazer entre os familiares. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, o setor registrou crescimento de 12,8% em faturamento em relação a 2019, atingindo R$789,2 bilhões. Devido a popularidade, demanda e número de clientes faz-se necessário escolher a ramificação ideal desse setor para você, e algumas tendências de mercado destacam-se mais do que outras, como o fast food, lojas de produtos naturais e de alimentação saudável, por exemplo.

Outro ponto importante após a escolha do seu ramo é entender qual pode ser o seu diferencial, pois a inovação do seu novo negócio é fundamental para conquistar clientes e inserir a sua marca no mercado, e assim, se tornando extremamente necessário para o sucesso da sua indústria. Não necessariamente precisa ser algo inovador de serviço ou produto, pode ser marketing, forma de vender, benefícios, entre outros. Há muitas etapas essenciais para começar o seu negócio.

Passo a passo para começar seu negócio

  • Estude o seu mercado

É de extrema importância conhecer e estudar sobre o seu negócio e o mercado no qual ele está inserido, com isso temos mais propriedade e melhor discernimento nas tomadas de decisões, e assim, garantir melhores escolhas e resultados.

Além disso, ficar atento às tendências de mercado é muito importante para fazer aquilo que estão buscando, sem perder necessariamente a essência do seu negócio. Ou pior, cair em modismos que logo irão passar.

  • Faça seu planejamento financeiro

Além de uma boa ideia e iniciativa entusiástica, é importante entender quais são os recursos necessários e os disponíveis para tirar o seu planejamento do papel. Nesta etapa, obtém-se uma base sólida para a tomada de decisão com relação a investimentos e projetos. Além de estabelecer metas, ações, prazos, ferramentas, responsabilidades e metodologias de trabalho que visam garantir o bem-estar e a sustentabilidade financeira da empresa.

  • Organize a distribuição e varejo do seu negócio

Nesta etapa, é trabalhado o planejamento de distribuição e varejo do seu negócio, através da coleta, registro e gerenciamento das informações referentes à demanda e aos processos de produção e distribuição, garantindo a disponibilidade dos produtos e o atendimento das ofertas.

Assim, ter uma boa estratégia de distribuição de produtos auxilia a empresa a conseguir ter um bom giro de estoque e proporcionar as condições para colocar seus produtos em venda contínua.

  • Tenha uma boa gestão de vendas

Este quarto passo pode ser definido como um conjunto de ações voltadas à evolução de uma empresa, cujo objetivo é permitir que a empresa alcance as suas metas de forma consistente, envolvendo todas as atividades ligadas indireta ou diretamente ao setor comercial, são elas: pesquisa, publicidade, marketing, distribuição e precificação.

Assim, uma boa gestão percebe o que precisa ser feito para atingir as metas estabelecidas e quais ações geram melhores resultados.

  • Invista em ações de marketing

Por último, temos o marketing, uma peça chave no seu negócio, não adianta ter um bom produto e não fazer a divulgação corretamente. Nesta etapa, é definido quais as características e estratégia de seu negócio como valores, missão e visão, por exemplo. Além disso, quais os meios e canais que serão utilizados para alcançar seu público-alvo, fortalecer a marca e criar uma identidade marcante, atraindo mais clientes.

Um bom planejamento segue esses principais pontos utilizados para começar a empreender, possibilitando ao seu negócio alcançar resultados satisfatórios em relação aos objetivos traçados. Aproveitando o atual aquecimento da economia, pode dar significativos lucros, se bem administrados.

Apesar da crise econômica e da lenta recuperação do país, o setor de alimentação ganha espaço no mercado e o número de empreendedores aumenta no Brasil. No entanto, para que o negócio dê certo, é fundamental estar bem informado e observar as tendências do mercado. Visto isto, e os diversos benefícios de empreender na indústria faz-se necessário ter apoio de uma boa equipe que entenda do negócio. A Elementus tem uma equipe especializada pronta para te auxiliar em todas as etapas para colocar seu produto no mercado e potencializar suas vendas.

Gostou destas informações e tem interesse? Podemos te ajudar nessa jornada! Entre em contato conosco através das nossas redes sociais e do nosso site.

 

Você acaba de ganhar um diagnóstico gratuito

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações