Calcular o tempo de prateleira só traz vantagens para a sua empresa:
Garante a confiança no produto para o cliente e para o empreendedor.
Reduz custos com produtos estragados.
Contribui para uma boa gestão do estoque.
E muito mais! Por isso, hoje vamos te explicar como calcular o tempo de prateleira (ou Shelf Life) e manter o gerenciamento correto dos seus insumos. Boa leitura!
A importância dos produtos durarem mais nas prateleiras
O Shelf Life (traduzido livremente para tempo de prateleira) é o cálculo do tempo no qual um determinado produto pode ficar armazenado na prateleira sem que se torne diferente da sua qualidade original.
Esse período começa desde a fabricação, e depende de muitas variáveis, desde ingredientes até a higiene correta, a qualidade dos maquinários na hora da produção e do armazenamento, e da embalagem utilizada.
A importância de calcular esse período é a garantia de que, quando os clientes estiverem em contato com esses alimentos, eles estejam em plenas condições. Além disso, saber a durabilidade do dumbbell workouts seu alimento vai ajudar na gestão financeira do seu negócio e na gestão do seu estoque como um todo (planejamento do volume de materiais comprados, por exemplo).
São todos os benefícios que falamos acima e mais! Afinal, fazer o acompanhamento deste cálculo é necessário para atender às normas legislativas da segurança dos alimentos, evitando multas e outros problemas.
Entenda melhor sabendo as principais diretrizes para o controle de qualidade dos alimentos.
Como calcular o tempo de prateleira?
Então, confira os passos para começar o seu cálculo:
Entenda cada produto
Saiba bem qual é o aspecto esperado para o produto. Estude seu produto para entender do que ele é composto (estude inclusive os fornecedores), quais fenômenos químicos ocorrem dentro dele e quais fatores influenciam na sua vida útil. As condições de produção também devem ser analisadas.
Faça testes para ter melhor resultado
É hora de fazer testes para identificar as condições ideais para que o produto seja estocado e quais fatores influenciam no seu Shelf Life. Tais como: temperatura, avaliação da segurança microbiológica, qualidades sensoriais ou estéticas, entre outros.
Defina o tempo e monitore
Depois do resultado dos testes, defina o prazo de validade. Essa monitorização deve ocorrer de tempos em tempos para garantir que a data permaneça a mesma. Também é importante saber quais sinais o insumo apresentará ao começar o processo de deterioração.
Entenda mais sobre essa monitorização com o nosso post sobre Análise de Qualidade.
Dicas para melhorar o Shelf Life dos seus produtos
Agora que você viu como calcular o Shelf Life, o ideal é que permaneça administrando as diversas variáveis para que não mudem e não danifiquem os insumos. Entenda:
Mudanças químicas
Diante das variáveis incorretas no estoque, as mudanças químicas começarão a acontecer no insumo, alterando o seu sabor, aspecto e composição. É importante manter a análise de quais mudanças químicas ocorrerão diante de quais variáveis para evitá-las.
Mudança de luz
A luz deve ser controlada pois, em determinados momentos, é benéfica, mas em outros pode acelerar processos como a oxidação, o que deteriora o alimento.
Avarias
A embalagem certa deve ser escolhida para que o produto tenha a vida útil adequada. Embalagens a vácuo, por exemplo, conseguem suprimir o oxigênio e prolongar o tempo de vida dos insumos.
Quando essa embalagem é avariada, o produto irá perecer mais rápido, além de não estar em condições adequadas para ser vendido ao cliente, então todo cuidado é pouco com essa variável.
Quer entender quais outros fatores influenciam na validade do seu produto? Saiba mais.
Você precisa ter ao seu lado profissionais que entendam os conceitos que se aplicam ao seu negócio. A nossa equipe da Elementus é preparada para lidar com as necessidades da sua empresa e te ajudar a aprimorar o tão importante tempo de prateleira. Fale conosco e entenda melhor!