O que significa o tempo de validade de um produto? Qual a sua importância? De modo geral, a validade de um produto nos diz o tempo em que um alimento está apto para o consumo, pois eles são perecíveis por natureza.
Esse é o motivo pelo qual a indústria alimentícia possui uma série de leis e normas regulamentadoras, que determinam o período de tempo em que o produto é considerado seguro e adequado para consumo no mercado, desde que estocado de acordo com as condições indicadas. Quando algum desses protocolos de segurança e fiscalização não são seguidos, põe-se em risco a saúde dos consumidores. Por isso é tão importante a fiscalização dos produtos desse setor.
Visando ampliar a duração e a qualidade dos produtos, a indústria alimentícia busca incessantemente desenvolver mecanismos de conservação para aumentar a qualidade e o tempo de prateleira dos produtos. Desse modo, podemos adentrar nos fatores que interferem diretamente na validade dos produtos comercializados.
A princípio, o tempo de prateleira, ou “shelf life”, se refere ao tempo em que determinado produto permanece próprio para consumo, nos locais em que está sendo comercializado. É importante cuidar da ambientação, no aspecto de iluminação e umidade, por exemplo, para que não seja propícia a proliferação de micro-organismos ou outros possíveis seres deterioradores. Além disso, a indústria alimentícia deverá se ater aos compostos que serão colocados na formulação e como estes interagem com o meio externo, armazenando esses produtos de maneira adequada a fim de evitar a contaminação, prejudicando sua validade.
Além dos pontos de prevenção durante a manipulação dos produtos comercializados citados acima, é importante que sejam destacadas maneiras de aumentar a validade destes industrializados ainda na fábrica. Algumas atitudes podem cooperar com esse processo, sendo elas:
- Praticar todas as recomendações do Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) e Análise de qualidade;
- Otimizar processos;
- Escolher as melhores embalagens alimentícias para seu produto;
- Controle de qualidade assertivo;
- Equipe preparada e treinada.
Tratando-se de alimentos, é importante e necessário haver cautela, estudo, pesquisas e testes. Somente após alcançar resultados otimistas é que estarão preparados para serem implementados na indústria e no mercado.
Além de se ater para o retorno financeiro e visibilidade no mercado consumidor, a principal preocupação deve ser a saúde e segurança dos alimentos que irão chegar aos consumidores. Desta forma, a indústria e o seu negócio só têm a ganhar proporcionando o melhor produto às prateleiras.
Ficou interessado no assunto? Gostaria de implementar estas metodologias para tornar o seu produto um diferencial no mercado? Nós da Elementus Consultoria podemos lhe ajudar! Estamos há mais de 12 anos no mercado mudando a vida de empresas em todo o Brasil, através do serviço de consultoria especializada.
Ainda possui alguma dúvida em como otimizar a gestão de estoque em seu negócio? Contate-nos pelo número (81) 99742-4863 ou preencha o formulário em nosso SITE. Entraremos em contato com você para esclarecer quaisquer dúvidas!