No mercado concorrente atual, as empresas têm o intuito de elevar sempre a sua produtividade e a qualidade dos produtos, diminuindo as perdas de recursos. Já o mercado consumidor está sempre em busca de inovações e produtos com alta qualidade. Nesse contexto a indústria do plástico tenta agradar tanto o mercado quando aos seus consumidores.
Para conciliá-los, é ideal que a indústria implemente práticas de padronização de processos. Esse implementação se dá por técnicas efetivas e organizadas, que devem ser replicadas sem perda de recursos. Nos termoplásticos, todos os produtos da produção devem ter a mesma qualidade. Exemplos de termoplásticos como o Cloreto de Vinila (PVC) e o Poliestireno, que são produzidos em larga escala e devem ter um certo padrão, estão em vários produtos que usamos e são produzidos em séries.
Para garantir ao cliente que os produtos e serviços serão criados de modo que possam ser replicados com eficácia e qualidade, existe a norma ISO 9001. É um documento valioso para a gestão de empresas, esse documento agrupa um conjunto de práticas do mundo todo e se baseia nos seguintes princípios:
- Foco no Cliente: os funcionários devem trabalhar para atender ao cliente de forma satisfatória e agradável, com o intuito de ter a fidelização.
- Liderança: deve buscar sempre ser uma empresa pioneira. Ser capaz de inovar, criar oportunidades e enxergar possibilidades mesmo tendo que correr riscos.
- Abordagem de Processo: é a relação entre funcionários e as tarefas que são executadas na empresa para que o processo seja bem desempenhado.
- Abordagem Sistêmica para a Gestão: os processos devem ser visualizados como um sistema, onde tudo que faça parte do sistema interaja, facilitando a organização.
- Envolvimento das Pessoas: a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa, e profissionais alinhados trabalham da melhor forma.
- Melhoria Contínua: nesse princípio, a equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados para atingirem a qualidade;
- Abordagem Factual para Tomada de Decisões: através dos indicadores, os gestores poderão verificar e avaliar as oportunidades e desafios da empresa, tomando as melhores decisões.
- Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: por meio de parcerias, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.
5 itens termoplásticos em seu dia a dia que você nem imaginava
Disponível em < https://goo.gl/DMucPU>
ISSO 9001. Gestão de Qualidade.
Disponível em < https://goo.gl/b3o527>
Que problemas sua indústria pode ter com a falta de padronização
Disponível em < https://goo.gl/wBfG2X >