Manter sua empresa, e seus processos, em pleno funcionamento não é uma tarefa fácil, e principalmente no Brasil, onde cerca de 1,5% do faturamento anual do seu negócio é destinado apenas para o pagamento de impostos. E para conseguir arcar com as demais despesas e ter uma boa lucratividade, você, dono de negócio, deve sempre procurar formas para reduzir custos e aumentar a sua produtividade.
Quando se pensa em aumentar a produtividade sempre é visado mais gastos e mais despesas. Contudo, você sabia que é possível aumentar a produtividade sem investir mais? Utilizando a otimização de processos é possível reduzir custos e elevar a sua produção, sem perder a qualidade.
A otimização é uma técnica que usa o mapeamento das atividades executadas, identificação e eliminação de falhas e padronização das rotinas fazendo com que erros e desperdícios sejam consideravelmente reduzidos.
Agora que você sabe que aumentar sua produtividade é apenas uma questão de redução de custos, você deve tê-la como uma de suas prioridades. E, para que isso seja alcançado, de forma eficiente, é imprescindível adotar uma otimização de processos eficaz, mensurável e segura. Afinal, um dos caminhos para reduzir seus custos é otimizar os seus processos.
Entenda como reduzir seus custos e aumentar sua produtividade
Para otimização de processos é de extrema importância mapear e analisar. A partir disso, a organização é capaz de identificar oportunidades de melhoria, possíveis gargalos e desperdícios nos processos, planejando iniciativas para modificar o cenário. Segue, então, algumas dicas para você, com foco em redução de custo, maior agilidade e maior produtividade
- Implantar o BPM (Business Process Management) – O Gerenciamento de Processos de Negócio reúne as melhores práticas para administrar processos, tendo como função otimizar e melhorar os processos da organização de forma contínua, favorecendo o sucesso dos objetivos estratégicos, a alta performance e a redução de custos;
- Oferecer treinamento para a equipe – É preciso disseminar esse conhecimento e treinar os colaboradores para formalizar os processos;
- Buscar mais automação – Procurar alternativas para fazer com que atividades rotineiras sejam cada vez mais automatizadas, assim existirá mais tempo para cuidar de assuntos importantes e estratégicos;
- Fazer benchmarking – Várias empresas do mercado têm problemas parecidos, por isso, é válido buscar alternativas interessantes, que já existem de forma prática em outras organizações;
- Controlar o estoque – Ter muito estoque significa atender o cliente com mais facilidade e sem perda de tempo, mas também significa dinheiro parado; por isso, o melhor cenário é o equilíbrio.
Com a crescente automação no mercado, houve uma busca desenfreada por otimização. Afinal, indústrias que se modernizam e reduzem custos de produção conseguem entregar ao cliente mais qualidade em menor tempo. Reduzir custos se tornou não apenas uma questão de economia, mas uma estratégia de produção para uma marca se consolidar como referência.
A importância da otimização de processos no setor industrial
Otimizar processo é sinônimo de pleno controle sobre as operações da empresa e que, somente com uma gestão assertiva, é possível encontrar gargalos de produção, erros ou desperdício de tempo e dinheiro.
Ao fazer as dicas ditas acima, é possível tornar a execução dos seus processos mais fluida e promover a redução de custos operacionais.
A Elementus Jr. Consultoria está aqui para auxiliar você a entender melhor os seus processos e levar você a atingir um maior potencial da sua operação através da Mapeamento e Otimização de Processos, um método no qual todas as etapas do processos são destrinchados, pois você toma conhecimento de tudo o que acontece nele, registra e torna mais fácil prever algum possível problema, além é claro de reduzir custos desnecessários.
Se interessou? Entre em contato conosco através do nosso site e mídias sociais.