4 principais erros na gestão de qualidade em indústrias

A gestão de qualidade no ambiente industrial é um sistema essencial para identificar erros, e a partir deles, criar soluções. A gestão de qualidade é baseada em um planejamento estratégico assertivo, com foco em otimização de processos, melhoria contínua e capacitações. Não possui regras em sua aplicação, entretanto, alguns passos são essenciais para alcançar um resultado eficaz, sendo alguns deles: especialização do capital humano, integração dos setores, delegar tarefas, participação total dos funcionários e mapeamento e aperfeiçoamento constante de processos.

Uma vez consolidado o desejo de aplicar a gestão de qualidade em sua empresa, você deve conhecer os benefícios e impasses deste processo. E é sobre eles que vamos falar em sequência.

Benefícios e impasses da implementação da Gestão de Qualidade em indústrias

Os gestores responsáveis devem ter um olhar amplo e sistêmico a respeito do cenário atual da empresa e das condições favoráveis e disponíveis para implantar a gestão de qualidade de modo assertivo. Com o empenho de toda a equipe, a dinâmica desse processo torna-se mais fácil e eficaz, uma vez que os tomadores de decisão conseguem fazê-las de modo mais alinhado às demandas do mercado, convertendo em retorno financeiro e relevância no cenário competitivo.

Nesse aspecto, a gestão de qualidade surge como uma ferramenta desenvolvida para viabilizar esse processo de melhoria, integrando todos os setores presentes na empresa ou indústria, como o financeiro, administrativo, recursos humanos, produção, armazenamento e transporte, entre outros. Esse método de organização, acarreta diversos benefícios para a empresa ou indústria como

  • Melhor desempenho frente ao mercado
  • Maior produtividade
  • Comunicação interna mais eficiente
  • Retorno financeiro
  • Melhoria na qualidade do serviço/produto entregue.

Ao passo que esse gerenciamento traz inúmeros benefícios, alguns impasses são enfrentados durante sua aplicação. Isso se deve ao fato de que, o controle assíduo dos serviços e produtos oferecidos pelas indústrias ou empresas, não é levado com seriedade em sua maioria. Entretanto, gradativamente, os órgãos nacionais responsáveis por averiguar o cumprimento das normatizações estabelecidas, vêm exercendo um papel essencial para garantir a padronização de qualidade. 

É o caso da ISO 9001, “um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado”, segundo a Templum consultoria.

A Gestão de qualidade na prática

A Elementus atuou implementando uma gestão de qualidade na empresa Sunipure, a qual fabrica polpas de frutas em Portugal. A queixa desse cliente era a de que seus produtos apresentavam um defeito, o qual consistia no rompimento das embalagens das polpas. Desse modo, nós da Elementus realizamos análises qualitativas, melhoria e otimização de processos, e constantes averiguações e validações de processos.

Desse modo, para identificar as falhas cometidas na implementação de um processo de gestão de qualidade, e analisar onde sua empresa está errando, você precisará entender profundamente os processos de cada setor.

Os principais erros na gestão de qualidade em indústrias

Agora que você já compreendeu a importância da gestão de qualidade, diversas dúvidas podem surgir tendo em vista como sua empresa atua no momento. Dentro destas dúvidas comuns, há a presença de alguns erros extremamente comuns nas indústrias antes da implantação de uma eficaz gestão de qualidade. Logo a seguir estão expressos alguns destes erros comuns e formas de como evitá-los:

  • 1 – Estratégias focadas em vendas e em clientes – Na Elementus “foco no cliente” é um de nossos valores e muitas empresas em geral não têm sua atenção voltada para seu público. É de extrema importância entender quais são as demandas de determinado nicho e como podemos investir em melhorias para agregar valor aos nossos produtos e serviços, que porventura seja mais atrativa e eficaz ao consumidor.
  • 2 – Tratar processos de forma isolada nos setores – Os processos são grandes máquinas, mas para que problemas sejam identificados e soluções desenvolvidas, é necessário incluir todos os setores na resolução dos problemas e implementar uma escuta ativa. Uma gestão de informação eficaz dentro de uma indústria auxilia na tomada de decisões
  • 3 – Abandono do cliente até a próxima compra – É necessário manter um relacionamento constante com o cliente, buscando sempre identificar quais são suas as necessidades atuais e alimentá-los, seja por meio de brindes, conteúdo informativo e entre outras opções de relacionamento. A fidelização de clientes é uma ótima estratégia para os momentos de crise nas empresas e principalmente frente à imprevisibilidade do mercado. Ter clientes fixos e que vão necessitar dos seus serviços em um tempo previsto auxilia no lucro e no valor agregado ao seu negócio.
  • 4 – Não entender a extensão da liderança – Costuma ser a principal das razões para um clima apático e desorganizado em empresas. Um time com líderes formais e informais são peças-chave para os processos e gestão de pessoas. Eles são responsáveis por auxiliar no engajamento de equipes. Para potencializar a estratégia existe a horizontalidade de cargos, que simplificam a hierarquia da empresa tornando a rotina mais produtiva.

A Elementus atua há mais de 10 anos no setor químico e alimentício, propondo soluções inovadoras para impacto real no mercado brasileiro e internacional. Atuamos no setor de produtos, desde o desenvolvimento de novos projetos até aumento do tempo de prateleira. Em processos, realizamos a otimização, melhoria e padronização em indústrias de diversos setores.

Quer saber um pouco mais sobre como a Elementus pode ajudar o seu negócio? Fale com um dos nossos consultores: (81) 99742-4863

 

Você acaba de ganhar um diagnóstico gratuito

Preencha o formulário e receba o contato do nosso time de especialistas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Outras publicações